Biodiversidade em movimento

Convidamos você a explorar os movimentos da biodiversidade pelos rios da Bacia Amazônica

22 de maio de 2020

A Rede Ciência Cidadã para a Amazônia é uma iniciativa que reúne diferentes organizações e pessoas. Colaboramos para empoderar a cidadania e gerar conhecimento sobre os peixes e os ecossistemas aquáticos amazônicos. Nosso foco é justamente o maior e um dos mais biodiversos sistemas de água doce do mundo!

 

Se pensamos na grandiosidade da escala da Bacia Amazônica, a importância de ações coordenadas de manejo dos recursos naturais é chave. Por isso, conhecer mais sobre as migrações dos peixes e as conexões que elas promovem é um tema que nos motiva desde o início da nossa Rede.

 

Reconhecemos a importância dessa interconectividade da Bacia Amazônica, e trabalhamos para conhecer mais sobre as migrações que ocorrem na escala de bacia. Inspirados no Dia Mundial da Biodiversidade (22 de maio), propomos conhecer os movimentos que conectam pessoas, animais e florestas, celebrando a Biodiversidade em Movimento!

 

Em 2020, a pandemia coloca em evidência as conexões dos ecossistemas em grande escala e a falta de ações coordenadas entre diferentes atores da sociedade, especialmente na Amazônia. As populações que vivem na floresta se encontram muito vulneráveis frente à ameaça do avanço do Covid-19. Reitera-se a importância de pensar de forma integral e sistêmica, incluindo soluções em escala adequada.

 

Para celebrar a Biodiversidade em Movimento na Amazônia, convidamos você a nos acompanhar em uma jornada por seus rios, que com suas águas conectam um ecossistema tão biodiverso!

 

Vamos conhecer a migração da grande dourada (Brachyplatystoma rousseauxi) e dos pequenos chipi chipis (Trichomycterus barbouri), as jornadas das tartarugas nas praias das margens dos rios, e as andorinhas azuis, que em suas viagens pelo continente americano têm na Amazônia uma parada especial.

 

Começamos nossa viagem por entre os movimentos da Bacia Amazônica compartilhando com vocês a importância dos peixes migradores:

→ No dia 22 de maio de 1992 foi assinado a Convenção Sobre Diversidade Biológica. Ao marcar a data, o objetivo das Nações Unidas é difundir o significado e valor da biodiversidade para a vida humana, destacando ao mesmo tempo a responsabilidade que temos em salvaguardar esses ecossistemas para as próximas gerações.